FERNANDO ARIAS

Arias utiliza a linguagem com elegância própria de um mágico das palavras.
— Gabriela Salgado
 
 
 

FERNANDO ARIAS 

1963

Armenia, Quindio, Colômbia


O artista colombiano Fernando Arias investiga a condição humana em diversos contextos. Entre seus temas recorrentes estão os conflitos socioambientais e questões de identidade, sexualidade e religião. Utiliza diversas mídias como escultura, vídeo, fotografia e instalações.

Em 1994 recebeu o Prêmio Nacional de Arte da Colômbia e em 1999 representou seu país na 48ª edição da Bienal de Veneza. Recebeu ainda prêmios da Prince Claus Foundation, Hivos Fund Award, London Printworks Trust Award e do Scottish Arts Council Award, entre outros. 

Entre as exposições que participou destacam-se a 3ª e a 5ª Bienal de Bogotá, a 5ª e 8ª Bienal de Havana, a 1ª Bienal de Tirana na Albânia, a 2ª Bienal do Mercosul, a 9ª Bienal de Fotografia de Houston (EUA), a 8ª e a 9ª Bienal de Cuenca no Equador, a 1ª Bienal do Vento Sul em Curitiba, a FotoBienal MASP-SP e Frestas, a 1ª Trienal de Artes do SESC-Sorocaba.

A Galeria Eduardo Fernandes realizou as mostras individuais do artista: Humanos Direitos (2008), Srinagar Kashmir (2012) e A Certeza Esta In (2016).

Seus filmes participaram em diversos festivais de cinema, como o First Latin American & Caribbean Video Festival, o Oberhausen International Short Film Festival e o Queer Cinema: Today and Yesterday, no MoMA em Nova Iorque.

Suas obras fazem parte de inúmeras coleções tais como as do Museo Nacional de Colômbia, Daros Latinamerica, Victoria and Albert Museum-Londres, Museu de Arte Moderna de Bogotá, Universidade de Essex (UK), Museum of Contemporary Art de San Diego, Vancouver Art Gallery, Banco de la República, na Colômbia, além de coleções privadas no Canadá, Inglaterra, França, Brasil e Colômbia. 

Fernando Arias estudou Publicidade na Universidad Jorge Tadeo Lozano, em Bogotá, e Design Gráfico em Londres. O artista desenvolve projetos interdisciplinares em sua fundação Más Arte Más Acción, um sistema de residências que se converteram em uma plataforma de criação para artistas em colaboração com a comunidade local, em Nuquí, uma pequena cidade na costa ocidental da Colômbia.  

 
 

OBRAS

 
 

EXPOSIÇÕES

 
 

NOTÍCIAS