TOURS DE CÉSIO - JAN SMITH

19.07.12 a 26.08.12 - Tours de Césio | Jan Smith
Galeria Eduardo Fernandes

Dois anos depois da exposição Ausência e Abandono na Galeria Eduardo Fernandes, Jan Smith apresenta a exposição Tours de Césio.

Tour de Césio é um estudo visual das áreas radioativas e abandonadas próximas às usinas nucleares de Chernobyl e Fukushima.

As imagens de Tours de Césio desviam-se do sensacionalismo e relatam a história desses lugares e a intimidade dos espaços evacuados resgatando estas cidades de forma a refletir sobre o perigo latente que implica o uso de energia nuclear, e sobre a sua permanência e o direito a pertencer onde já não se pode habitar.

O trabalho de Jan Smith documenta lugares que estão sumindo da memória social contemporânea, seja por sua decadência física ou uma falta de conhecimento geral. Sua relação com a fotografia é descrita como um lamento antecipado àquilo que não é visto e está sendo esquecido. Seu trabalho é reconhecido por várias associações e mídia internacional, incluindo múltiplos prêmios do IPA (International Photographer's Association), e foi, recentemente, ganhador do One Life da PDN. No ano de 2010 Jan Smith foi nomeado para a melhor exibição dentro de PhotoImagen 2010. As exibições recentes de Jan incluem presença no MACC (Museu Arte Contemporâneo de Campinas) no Brasil, o Museu de Arte Moderna na Cidade do México e na Galeria Erdmann na Cidade do Cabo, África do Sul.

Eduardo Fernandes