VICENTE DE MELLO

 
 

VICENTE DE MELLO
1967. São Paulo, Brasil


A poética de Vicente de Mello busca, por meio de sua aguçada observação do mundo real, a intangibilidade da luz manifesta no tempo e na fragmentação dos corpos. Ganhou em 2015 o Prêmio Centro Cultural Banco do Brasil Contemporâneo e foi contemplado em 2007 com o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte-APCA na categoria melhor exposição de fotografia pela mostra Moiré. Galáctica. Bestiário, na Pinacoteca. Em 2012 realiza residência artística no Espace Photographie Contretype em Bruxelas.

Participa de importantes mostras como a 2ª Bienal do Fim do Mundo no Ushuaia e da VI Bienal de Havana. Publica Áspera Imagem, livro sobre sua carreira em 2006 pela Editora Aeroplano, e Maria, em 2010 pela Cosac Naify, livro com seus ensaios fotográficos sobre a escultora Maria Martins.

Na Galeria Eduardo Fernandes realiza mostras individuais em 2008 e 2010, e participa de exposições coletivas em 2006, 2009 e 2015. 

Participou de exposições no Museo del Barrio, em Nova York; Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires-MALBA; no Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro e de Brasília; e no Espaço Usiminas, em Belo Horizonte. No Rio de Janeiro expôs no Museu de Arte Contemporânea MAC-Niterói; Oi Futuro, Museu Imperial de Petrópolis, Centro de Artes Hélio Oiticica, Museu da República, Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Espaço Cultural Sérgio Porto e Caixa Cultural. Em São Paulo, expôs no Memorial da América Latina, SESC-Paulista, Itaú Cultural e Galeria de Arte da FIESP.

Realizou exposições e suas fotografias fazem parte de acervos públicos e particulares entre os quais se destacam: Pinacoteca, Museu de Arte Moderna e Coleção Pirelli do Museu de Arte de São Paulo; Coleção Joaquim Paiva, Coleção Gilberto Chateaubriand/ Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Maison Européenne de la Photographie, Paris; Fondation Cartier pour l´Art Contemporain, Paris; Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães, Recife; Museu de Arte Moderna de Brasília.

No Rio de Janeiro, graduou-se em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda na Faculdade Estácio de Sá e fez especialização em História da Arte e Arquitetura, na Pontífica Universidade Católica (PUC-RJ). 

 
 

EXPOSIÇÕES

 
 

NOTÍCIAS

 
Eduardo Fernandes