SILVIA MECOZZI

 
 

SILVIA MECOZZI
1956. São Paulo, Brasil


O interesse por linhas e transparências são o norte da produção de Silvia Mecozzi, por meio da qual explora questões sobre identidade e a linguagem, o corpo e a condição feminina. Em esculturas e objetos emprega o mármore, mas também pesquisa e produz em outros suportes, como a vídeo instalação Olódòdó, por exemplo, que foi destaque quando exposta no Museu de Arte Moderna da Bahia.

Participa de inúmeras exposições individuais e coletivas, entre as quais podemos destacar as realizadas na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa); no Museu de Arte Moderna de Salvador; Museu de Arte do Rio Grande do Sul-MARG; Espaço Cultural Correios do Rio de Janeiro; Centro Dragão do Mar em Fortaleza, Museu de Arte Contemporânea de Niterói; Palácio das Artes em Belo Horizonte; e, em São Paulo, na Galeria de Arte do SESI, SESC Pompéia, Casa das Rosas, Capela do Morumbi, Centro Cultural Banco do Brasil, Museu de Arte Contemporânea-MAC/USP, Pinacoteca e Estação Pinacoteca. Em Paris expôs na Galerie Sycomore Art e na Cité Internationale des Arts.

Integra o time de artistas da Galeria Eduardo Fernandes desde 2014, onde expõe um conjunto de trabalhos em mármore em sua mostra individual Foi tão corpo que foi puro espírito, em 2016. Participa no mesmo ano da exposição Plural, também realizada na galeria.

Em 1994 ganha o Prêmio Revelação de Pintura da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte em sua primeira individual, na Pinacoteca, em São Paulo. Recebe o Prêmio Aquisição no VII Salão UNAMA de Pequenos Formatos em Belém e a mesma distinção no XXIII Salão de Arte Contemporânea em Santo André. É indicada em 2011 ao Prêmio Pipa.

Amplia sua formação – iniciada na infância com a família de artistas – frequentando cursos livres de desenho, pintura e fotografia depois de se formar em Administração de Empresas, na Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP-SP). Estudou com Sergio Fingermann e Carlos Fajardo e atuou como assistente no atelier de artistas, no Brasil e no exterior. 

 
 

EXPOSIÇÕES