ROSARIO LÓPEZ

 
 

ROSARIO LÓPEZ
1970. Bogotá, Colômbia


Rosario López investiga o espaço conduzindo experimentações estéticas sobre a paisagem por meio da fotografia e da escultura. O movimento contínuo que se percebe em suas instalações escultóricas explora forças invisíveis, como o vento, temperatura e gravidade. Como pesquisadora e curadora se interessa pelo pensamento de filósofos pós-estruturalistas como Jacques Derrida e Gilles Deleuze.  

Em 2007 participa da 52ª Bienal de Veneza com a obra Abismo. Foi a primeira vez que a Colômbia participa com uma artista convidada na mostra geral. Em 2000 López participa e é premiada na VII Bienal de Arte de Bogotá. Já expôs no II Encuentro Iberoamericano de Fotografía, no Museo de Arte Contemporáneo Sofía Imber de Caracas, no Musée National des Beaux-Arts em Quebec e no Palais de Tokyo em Paris. Em 2002 apresenta o projeto Plaza de Bolívar na Casa Museo Quinta de Bolívar, em Bogotá. Nesse mesmo ano participa de residência artística em Djerassi na Califórnia e é premiada com o Marianne Pallotti Fellowship Award. Em 2006, na França, realiza o projeto Insufflare no Marnay Art Centre, em Marnay-sur-Seine na França. Na Galeria Eduardo Fernandes em 2015 participa da coletiva Hecho en Colombia, com curadoria de Ricardo Resende.

Seus trabalhos fazem parte da coleção Fernando Mazuera e da coleção César Gaviria em Bogotá, e da coleção Bergé em Madri. Além disso, suas obras estão nos acervos de coleções públicas com as do Museo de Arte Moderno de Lima, Museo de Arte Moderno de Bogotá e do Banco de la República, na Colômbia. 

Bacharel em Artes Visuais pela Universidad de Los Andes em Bogotá, seu mestrado em Artes Visuais (escultura) é concluído no Chelsea College of Art and Design, em Londres. Destacam-se os seguintes livros sobre suas obras Un Atlas: la obra de Rosario López de Natalia Gutierrez, Scott Mc Leod e Rosario Lopez (2012); Cuatro Horizontes a partir de la obra 359 de Rosario López (2010), e Insufflare, la escultura un espacio de movimiento (2007), publicado pela Universidad Nacional de Colombia.

 
 

EXPOSIÇÕES

 

NOTÍCIAS