GERALDO SOUZA DIAS

1954. São Paulo, São Paulo, Brasil

A pintura é o suporte de escolha do artista que se interessa em reconstruir as telas em diferentes estruturas geométricas para então redistribuí-las novamente em dípticos, trípticos e políticos. Utiliza recortes, colagens e signos gráficos para organizar paisagens em imagens – constituindo uma especialidade – enquanto a escrita como o registro de uma temporalidade. 

Realiza o projeto Torres de Babelno Octógono da Pinacoteca em 2007 e no ano seguinte, no Museu de Arte Contemporânea MAC-USP (SP), expõe Philadelphia Stories e outras estórias, produção resultante do período de residência artística na University of the Arts na Filadélfia (EUA). Participou de diversas residências artísticas na Alemanha, como na prestigiada Karl‐Hofer‐Gesellschaft em Berlim e na Heinrich‐Böll‐Stiftung, em Rostock. Nos Estados Unidos, faz residência artística na Vermont Studio Colony.

Obteve menção honrosa na 10a Bienal Nacional de Arte de Santos e recebeu o Prêmio Melhor Intervenção Urbana (BH-MG) no Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte, no Museu de Arte Moderna de Belo Horizonte (Pampulha). Na Galeria Eduardo Fernandes apresenta a mostra individual Lascas em 2009, e em 2010, Pain-T-Structures. Participa de mostras coletivas na galeria em 2009 e 2011.

Suas obras foram expostas no Paço das Artes, Itaú Galeria de Arte, Palácio Pombal (Lisboa), Museu de Arte de Santa Catarina, Beyerische e Munique Hypotheken und Wechselbank AG, no Javits Center e no East End Arts em Riverhead, ambos em Nova Iorque. Em Berlim expõe na Reinbeckhallen, na Galerie Nord, na Künstlerhaus Bethanien, no Künstlerwerkstatt Bahnhof Westend e na Messegelände. Suas obras fazem parte das seguintes coleções: Bayerische Hypotheken und Wechselbank AG, Munique; Berlin‐Hannoversche Hypothekenbank AG, Berlim; Öffentliche Versicherung, Braunschweig; Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo; Museu de Arte de Santa Catarina, Florianópolis; Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis e do Vermont Studio Colony nos Estados Unidos.

Arquiteto formado pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), obtém título de Mestre em Artes Visuais pelo Pratt Institute de Nova Iorque e completa o Doutorado em Berlim sobre a artista Mira Schendel em Teoria da Arte, na Üniversitat der Künste. Essa tese foi publicado pela Cosac Naify em 2009. Parte de seu trabalho de livre-docência (ECA-USP) – é sua instalação Babel.

 

Currículo      Textos de Críticos

 

EXPOSIÇÕES