VICENTE DE MELLO

1967. São Paulo, São Paulo, Brasil

A poética do fotógrafo Vicente de Mello inscreve-se entre a temática da luz, da fragmentação, do corpo e do tempo. 

Foi indicado para o Prêmio Pipa em 2017, em 2015 ganhou o Prêmio Centro Cultural Banco do Brasil Contemporâneo e foi contemplado com o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor exposição de fotografia em 2007, pela mostra na Pinacoteca-SP intituladaMoiré.Galáctica.Bestiário. Em 2012 é selecionado e realiza residência artística em Bruxelas (Bélgica) no Espace Photographie Contretype.

Participa de importantes mostras como a 2aBienal do Fim do Mundo Ushuaia, Argentina, e da VI Bienal de Havana, Cuba. Publica em 2006 Áspera Imagem(Editora Aeroplano), um livro sobre sua carreira, e em 2010 Maria( Editora Cosac Naify), com ensaios fotográficos sobre a escultora Maria Martins.

Na galeria Eduardo Fernandes realiza mostras individuais em 2010, 2008 e participa de exposições coletivas em 2006, 2009 e 2015.

Realizou exposições, e suas obras fazem parte dos acervos nas seguintes instituições: Pinacoteca (SP); Coleção Gilberto Chateaubriand/MAM-RJ; Museu de Arte de São Paulo - Coleção Pirelli; Maison Européenne de la Photographie, Paris; Fondation Cartier pour l´art contemporain, Paris; Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães, Recife; Museu de Arte Moderna de Brasília; Museu de Arte Moderna-RJ; Museu de Arte Moderna-SP e Coleção Joaquim Paiva (RJ).

Participou de exposições no Museo del Barrio em Nova York, Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires-(MALBA), CCBB (RJ e BSB), Itáu Cultural (SP), Galeria de Arte da FIESP (SP), Museu de Arte Contemporânea-Niterói, Oi Futuro (RJ), Centro de Artes Hélio Oiticica (RJ), Museu da República (RJ), Centro de Artes Calouste Gulbenkian (RJ), Espaço Cultural Sérgio Porto (RJ), Caixa Cultural (RJ), Memorial da América Latina (SP), Espaço Usiminas-BH, SESC-Paulista e Museu Imperial de Petrópolis. 

Forma-se em Comunicação Social, Publicidade e Progaganda (Faculdade Estácio de Sá, RJ), com especialização em História da Arte e Arquitetura (PUC-RJ). 

 

Currículo       Textos de Críticos

 
 

EXPOSIÇÕES

Eduardo Fernandes